Hoje vou falar de uma das datas mais lindas e emocionantes, o primeiro ano de vida do serzinho mais incrível e lindo de nossas vidas.
O bebê está com 6 meses e já estamos pensando no aniversário de 1 ano, rsrsrs, não é mesmo?
E tem tanta coisa acontecendo em nossas vidas ainda, tantas mudanças acontecendo, não só no crescimento deles como também no nosso crescimento como pais. São duvidas, crescimento pessoal, trabalho, palpites, alimentação, “aaaa” o fase linda e emocionante esses primeiros 12 meses.
E então queremos o que? Comemorar!
Pronto... surgem algumas dúvidas. Mas é justamente esses questionamentos que nos colocam de repente no planejamento do grande dia: Aniversario de 1 ano.
Você já passou por isso?
Vamos planejar isso juntos?
1- Será que vale a pena? Para mim, sempre vale. Eternizar esse momento para mostrar ao seu filho quando estiver maior. Quem aqui não se diverte com as fotos de seus aniversários? Eu amooo ver minhas fotos de criança. Essa é uma recordação para todos e não apenas dos pais. É claro que o estudo monetário depende de cada um. Costumo dizer também, que cada família tem a sua cultura, o seu jeito/estilo de vida, e está tudo bem. O importante é memorizar esse momento para vida de gerações e gerações.
2- Horário para o evento
Gente, atente-se ao horário do seu bebe, qual o horário que ele fica mais acordado e principalmente qual o horário do soninho, para não estar sonolento na hora do parabéns. É aconselhável perguntar na escola como é esse horário, afinal, na escola eles se mantem agitados em uma boa parte do tempo e também tem o horário do soninho, tente fazer o evento se baseando neste período, posso te garantir que será assertivo e um sucesso.
3- Convidados
Assim que pensamos em um evento, umas das primeiras coisas a ser vista é com certeza o numero de convidados. A partir dele será definido o tamanho da sua festa e quanto terá que disponibilizar de grana para que tudo saia como planejado. Sempre partimos das peças principais, como avós, tios e padrinhos, e assim seguirá montando a sua lista.
4- Decoração e Guloseimas
Nessa idade sempre tem um personagem que a criança vai se identificando, mas mesmo assim eles não tem autonomia para a escolha e é claro, cabe aos pais escolherem o que combina com o bebe. Toda decoração é acompanhada de alguma guloseima, seja os tradicionais brigadeiros e beijinhos em papelaria temática até os cupcake e bem vividos.
Atente-se sempre, para não exagerar. Não é necessário ter um doce de cada para cada convidado, lembre-se: são doces para mesa de decoração, e portanto meramente decorativos.
5- Lembrancinhas
A as lembrancinhas, essas podem ser desde os tradicionais saquinhos de balas pirulitos e chocolates até copos, canecas e porta retratos. Para mim lembrancinha tem que ser uma coisa útil, interessante, originais e fora de modinha, do tipo que a pessoa use e lembre sempre ou por mais tempo. Eu adoro portas retratos, chaveiros e canetas
6- Foto e filmagem
Sempreee, mesmo que seja um ou outro. É basicamente por isso que estamos fazendo o aniversário de 1 ano, eternizar esse momento. Mas cuidado para não tornar isso cansativo para o bebe, afinal ele não entende o que está acontecendo e a ultima coisa que queremos é causar o desconforto para ele neste dia. Vale lembrar que pode ser ou não um fotógrafo profissional, porem o profissional vai saber exatamente os melhores momentos para registar, então pense bem, as vezes um pacote com ensaio e festa pode ser um excelente investimento
7- O que servir? Depende do horário em que será feito o evento, se for horário do almoço acredito que servir umas comidinhas será de bom tom, e geralmente todos gostam. Um buffet de massa e feijoada é uma boa pedida. Para a noite, uma sugestão são as pizzas, salgados ou jantares leves, são bem interessantes. E para não errar, vale para todos os horários, almoço, lanche ou jantar entra o que pode entrar no cardápio são: os finger foods, crepe francêses, lanches e os tradicionais salgadinhos. Vale conferir se o buffet respeita todas as idades, oferecendo em seu cardápio tanto refeições que agrade os adultos como as crianças. Caso isso não aconteça, verifica se há possibilidade de providenciar esses quitutes e se o buffet pode servir para você.
8- Onde fazer o evento
O local do evento vai depender muito do número de convidados e do clima. Podendo ser em casa, numa chácara, num salão de festa ou num buffet infantil. Um ponto bem interessante, por se tratar de um evento infantil e principalmente de 1 ano o local tem que ser equipado para atender esse público. É necessário ter um espaço para trocas de fraldas e se possível um lugar calmo para amamentação, um outro detalhe é ter acesso a cozinha, muitas vezes tem outros bebes ou crianças no local e há momentos em que os pais precisam esquentar uma mamadeira ou uma marmitinha para seus piticos. Caso o local não tenha um espaço kids, verifica se tem espaço para a locação de brinquedos para atender ao público infantil e de repente até mesmo aos adultos.
9- Atração
Ah! A atração, para abrilhantar ainda mais esse aniversario tão especial, pode-se contratar os personagens do tema, ou uma equipe para cuidar do entretenimento e brincar com as crianças e na hora do parabéns fazer uma festa incrível e valer a pena toda essa magia que o aniversário de 1 ano pode nos trazer. Só tomar cuidado para que o aniversariante não se assuste com os personagens e com os possíveis estouros dos tubos de papeis coloridos, os pais já podem testar tudo isso antes de ter uma surpresa desagradável.
Fala sério, já dá uma vontade de começar a organizar tudo isso, né?
Considerações finais
É importante um bom planejamento, para não estourar o orçamento. Um aniversário de 1 ano, é basicamente um dia para celebrar a vida dos pequenos bebês entre familiares e amigos.
Por ser um aniversário infantil a bebida alcoólica pode ser opcional e cada convidado levar a sua, o que ajudará no orçamento.
E depois de tudo isso, você ainda pode escolher entre fazer o evento ou fazer uma viagem inesquecível com o aniversariante, né?
Comments